Buscar
  • tvfernandes

Ansiedade, você pode tomar uma atitude!

Segundo dados da OMS, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas ansiosas, o que representa 9,3% da população, o mais alto do mundo! Esses dados são de ansiedade patológica, pessoas diagnosticadas com Transtorno de Ansiedade.


Dentre outros, o estilo de vida em grandes cidades é um fator de grande peso nesse cenário: trânsito caótico, alta carga de trabalho diário, desemprego, falta de tempo para família, falta de tempo para lazer... a lista é enorme, e pesada!


Para ficar mais claro, vamos esclarecer o que diferencia a ansiedade patológica, que requer acompanhamento médico, da ansiedade normal, característico do comportamento humano e que podemos sozinhos tomar algumas atitudes para melhorar nossa qualidade de vida.


Segundo publicação na scielo, a ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. Essas sensações são consideradas patológicos quando é exagerado, desproporcional em relação ao estímulo. Há então impacto direto na qualidade de vida dessa pessoa, e o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo são atingidos. Nesse caso é muito provável que a pessoa tenha desenvolvido o Transtorno de Ansiedade. Pessoas que desenvolvem esse nível de ansiedade devem ser procurar ajuda profissional especializada.


A ansiedade pode também ser decorrente do padrão de comportamento humano, segundo divulgado no portal da educação, não representa risco a saúde e não desencadeia reações físicas e emocionais tão intensas e danosas. A ansiedade nesse caso, nada mais é que uma resposta habitual do ser humano ao meio em que vive e às situações que vivencia e prepara o indivíduo para situações que serão vivenciadas.


Mesmo não sendo um tipo de ansiedade patológica, os sentimentos desencadeados, por vezes, nos causam medo do que está por vir. Esse medo pode ser o responsável pela procrastinação diante de uma meta almejada ou mudança do estilo de vida em prol de sua saúde.


Como manter o equilíbrio, vencer o medo provocado pela ansiedade não patológica e seguir em busca do seu objetivo?


Há algumas formas de trabalhar a mente para viver o presente sem a angústia do que esperar do futuro, uma delas é a prática da meditação com atenção plena, ou mindfulness. Ok, nem todos se sentem preparados para dar o primeiro passo com uma prática meditativa, podemos falar sobre isso em outro momento.


E que tal equilibrar a sua vida como um todo com pequenos passos? Você pode descobrir e se surpreender com pequenas ações no dia a dia que farão muita diferença no seu bem-estar: aderir a prática de exercício físicos regulares, adotar uma alimentação mais saudável e equilibrada, dormir bem, focar no positivo, desenvolver o autoconhecimento, confiar mais em você mesmo e muitas outras atitudes positivas com os acontecimentos de agora e daqueles que estão por vir.


Nem sempre é fácil aplicar essas ações, não mesmo, mas aos poucos você pode mudar a sua atitude. Escolha apenas uma área na sua vida para começar essa mudança, tenha foco no seu objetivo e acredite na sua capacidade de conquistar, você vai conseguir, um passo de cada vez!




2 visualizações

© 2019  Orgulhosamente criado por Instituto ComQuali

TatianaFernandesCoach - tv.fernandes@uol.com.br 

  • LinkedIn ícone social
  • Pinterest ícone social