Buscar
  • tvfernandes

Coaching - Meta ... SMART??

Todo processo de coaching visa preparar o cliente para atingir uma meta. A meta deve ser estabelecida pelo cliente antes mesmo do processo de coaching começar ou nas primeiras sessões de coaching no caso de o cliente não conseguir estabelecer de forma clara e objetiva o que deseja ou precisa alcançar. Para alcançar essa meta, seja ela qual for, o processo de coaching visa auxiliar na mudança de comportamento do cliente. O profissional Coach é responsável por estimular o cliente através de questionamentos que o leve a realizar a meta por si mesmo.


Para a especificação da meta, é utilizado a ferramenta SMART.


Mas o que será uma meta SMART?


O método SMART foi criado por Peter Drucker, conhecido como o pai da moderna gestão de empresas, com o objetivo de ter um critério para formação e cumprimento de metas dentro das empresas. Segundo Ducker para que uma meta tenha sucesso e seja factível é necessário ser estruturada da seguinte forma:

S – SPECIFC – ESPECÍFICO

M – MENSURABLE – MENSURÁVEL

A - ACHIEVABLE - ATINGÍVEL

R – RELEVANT – RELEVANTE

T – TIME BASED – TEMPORAL


Específico

A meta deve ser objetiva e concreta, qual área você quer trabalhar (alimentação saudável, adesão a prática de exercício físico)?


Mensurável

Quantificar ou definir um indicador para o processo, para que possa ser medido ao longo do tempo, ou seja, como medir ao longo do processo o quanto estou realizando da meta final.


Atingível

A meta deve ser viável, deve ser real.


Relevante

A meta deve ser importante, deve representar algo com sentido.


Temporal

A meta deve ter um tempo para ser realizada, concluída.


3 visualizações

© 2019  Orgulhosamente criado por Instituto ComQuali

TatianaFernandesCoach - tv.fernandes@uol.com.br 

  • LinkedIn ícone social
  • Pinterest ícone social